terça-feira, 6 de novembro de 2012

Benjamim Constant....por profª Alcilene Rodrigues

Quem é?




Benjamim Constant Botelho de Magalhães (Niterói, 18 de Outubro de 1836 — Rio de Janeiro, 22 de Janeiro de 1891) foi um militar (tenente-coronel), engenheiro, professor e estadista brasileiro.Formado em engenharia pela Escola Militar, participou da Guerra do Paraguai (1865 - 1870) como engenheiro civil e militar. Benjamin Constant esteve no Paraguai de agosto de 1866 a setembro de 1867, de onde voltou, devido doença, acompanhado de sua mulher, que o fora buscar. As suas cartas, escritas sobretudo para a esposa e o sogro, nas quais crítica duramente a direção da guerra em geral, e a Caxias, em especial, foram publicadas por Renato Lemos, no livro Cartas da guerra: Benjamin Constant na Campanha do Paraguai. 
Professor da Escola Militar, era adepto do positivismo. Seu primeiro contato como positivismo de Augusto Comte foi casual, viu numa livraria o primeiro volume do Curso de filosofia positiva e, curioso, resolveu adquiri-lo. Entusiasmado com as idéias do filósofo francês, mandou buscar todas as suas obras, sofrendo influência principalmente das concepções matemáticas de Comte. Na Escola Militar ensinava a geometria e idéias analíticas de Comte. Divulgava os princípios mais conhecidos do positivismo:" viver para outrem", "o homem se agita e a humanidade o conduz", "os vivos são governados cada vez mais pelos mortos", " o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim".
Tornando-se um dos mais ardentes defensores da república e um dos seus principais líderes, quando esta foi proclamada escolheu como lema da nova bandeira brasileira um resumo da sua frase preferida: Ordem e Progresso e suas filhas bordaram o primeiro pavilhão republicano.

  A Pátria ( Família de Benjamin Constant fazendo a bandeira do Brasil )/tela de Pedro Bruno.



                                             Família de Benjamin Constant 

Foi um dos principais articuladores do levante republicano de 1889, foi nomeado e, depois, Ministro da Instrução Pública no governo provisório. Na última função, promoveu uma importante reforma curricular.
As disposições transitórias da Constituição de 1891 consagraram-no como fundador da República brasileira.
.........................................................................................................................................................


Observação: O lema de nossa bandeira, "Ordem e Progresso", foi inspirado nas idéias positivistas de Augusto Comte. A atual Bandeira Nacional foi adotada pelo decreto n.° 4, de 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República (15 de novembro de 1889). Sua elaboração foi realizada por Raimundo Teixeira Mendes (positivista), Miguel Lemos (diretor do Apostolado Positivista do Brasil), Manuel Pereira Reis (astrônomo) e Décio Vilares (pintor).





Visita sugerida ( eu estive lá e gostei muito e tenho certeza que você vai gostar também, bom passeio !):


O Museu Casa de Benjamin Constant está situado em Santa Teresa, um dos bairros mais pitorescos da cidade do Rio de Janeiro. A bela casa de chácara foi construída no alto de ampla área verde, que no século XIX permitia a visão das habitações da parte baixa da cidade e da baía de Guanabara, encantou o eterno apaixonado por este cenário, e não precisou Benjamin Constant sequer conhecer todos os aposentos da casa para decidir-se, de cima da elevação, virou-se para a paisagem e disse: “Fico com ela”.

Em janeiro de 1890, Benjamin Constant mudou-se com a família para Santa Teresa, ocupando o imóvel  construído por volta de 1860, por Antônio Moreira da Costa Santos, porém, não pode Benjamin Constant usufruir deste cenário por muito tempo, vindo a falecer, um ano depois,  na madrugada do dia 22 de janeiro de 1891, um mês antes da promulgação da Constituição da República.

Finalmente, o Museu Casa de Benjamin Constant foi criado em 18 de outubro de 1982, pela então Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional / Fundação Pró-Memória, com a missão de reconstituir o ambiente familiar e o contexto sócio-cultural em que viveu o Fundador da República, por meio da reconstituição de ambientes, hábitos e costumes da época, que corresponde à transição do século XIX para o século XX, contribuindo para uma reflexão acerca de seu território, o bairro de Santa Teresa. 

Endereço: Rua Monte Alegre, 255, Santa Teresa, Rio de Janeiro - RJ 



Telefones: (21) 3970-1177 e (21) 3970-1168 

Um comentário:

  1. Alcilene, gostaria de falar com vc. Acho que lembrara de mim: Paulo da CAIXA. Meu fone 3555-5424

    ResponderExcluir