quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

A saúde pública no Brasil...por profª Alcilene Rodrigues

De olho no presente

A saúde pública no Brasil
                    (Pacientes são atendidos no corredor do pronto socorro de um hospital público em  Porto Alegre Paraná, em 25/12/2012.)

Principalmente desde o século XIX, o Estado e diversas associações médicas buscaram meios de combater as proliferações de doenças no espaço urbanos e, mais tarde, no espaço rural. O conjunto dessas ações estatais orientadas para preservar a saúde da população recebe o nome de Saúde Pública.
A construção de hospitais adequados e a promoção de vacinação e de combate a epidemias são algumas das medidas governamentais. Alguns exemplos em nosso país são o Programa Nacional de Controle da Dengue, o Programa Nacional de DST (doenças sexualmente transmissíveis  e Aids e o Sistema Único de Saúde (SUS).
No Brasil, o acesso igualitário a hospitais e serviços de saúde é um direito de todo cidadão. Toda e qualquer pessoa, seja ela homem ou mulher, negro ou branco, rico ou pobre, deve ser atendida da mesma maneira em qualquer região do país. 
O direito á saúde está assegurada na Constituição Federal, mas a realidade brasileira deixa a desejar. Os pacientes dos hospitais públicos, geralmente de baixa renda, demoram a ser atendidos. Faltam leitos, médicos e equipamentos em grande parte desses hospitais do país,
A precariedade da saúde pública faz crescer cada vez mais os planos de saúde privados, que oferecem uma rede de médicos, laboratórios e hospitais credenciados. A adesão aos planos de saúde privada depende de pagamentos mensalidades, condição reservada a poucos brasileiros.
A saúde pública do Brasil precisa ser revista.

(Em um hospital particular de Salvador Bahia, foi realizado o primeiro transplante de células-tronco em pacientes com doenças de Chagas , em 2005.)

Questões
1- Explique o que você entendeu por saúde pública
2- Qual a diferença entre rede  particular e rede pública de saúde?
3- Dê dois exemplos de programas de saúde dirigidos pelo estado além dos já citados no texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário