segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Desajustamentos psíquicos e sociais...por profª Alcilene Rodrigues

3ªaula (Sociedade e individuo/Sociologia).


Embora o desajustamento psíquico possa causar o social e, vice-versa, é necessário distingui-los. De um modo prático, podemos dizer que em psicologia um individuo é considerado ajustado quando enfrenta situações-problemas sem criar problemas mais sérios. Todos nós encontramos na vida obstáculos que devemos aprender a vencer, evitando frustrações. O desajustado psíquico  ao resolver os problemas, cria novos e mais difíceis problemas, gerando, ao assegurar a satisfação de certos desejos, consequências infelizes. Os chamados indivíduos normais diferem dos anormais, não por estarem livres de desajustamentos, mas por apresentarem desajustamentos menos sérios e persistentes. Entre os casos de desajustamentos sérios colocamos as neuroses e as psicoses.
Os indivíduos que sofrem de neurose são assediados por ansiedades que não conseguem vencer ou admitir que sejam infundadas.



As psicoses ou insânias são conhecidas pelo povo como loucura. São pertubações sérias que atingem a maioria das atividades da pessoa e requerem tratamento em institutos especializados.
Caracterizam-se por alucinações. As esquizofrenias, a psicose maniaco-depressiva são exemplos mais comuns. Estudiosos demonstraram que nas sociedades primitivas ou simples os desajustamentos psíquicos são raros. Na sociedades complexas e civilizadas há aumento de desajustamentos psíquicos. Isso porque esse tipo de sociedade é mais competitiva e contraditório, com excessiva exigência. As taxas de loucura são mais elevadas nas sociedades industrializadas do que nas agrárias, maiores na cidade do que nas áreas rurais.
Desajustamento social a não integração do indivíduo ao grupo que pertence ou ao status que ocupa. O indivíduo pode não estar integrado à sua família ou à escola que frequenta, ou não se ajustar à ocupação que exerce. Esse desajustamento social pode ter ou não causas psíquicas  Nas sociedades com mudança social acelerada, o desajustamento social é maior. Aja vista esses ataques em escolas americanas que ocorrem com frequência.


Trabalhos sugeridos:
1-Diferenciar desajustamento psíquicos e sociais.
2- Distinguir neurose e psicose.
3- Dissertar sobre a frase:"As neuroses são características das sociedades urbanas complexas".






2 comentários:

  1. Gostaria de uma informação do que seria desajustamento psicossocial e onde encontro material na internet a respeito do assunto?

    ResponderExcluir
  2. Para saber mais
    Ansiedade de Informação
    Richard Saul Wurman, Editora de Cultura, 2005.

    Desejo de Status
    Alain de Botton, Rocco, 2005.

    Anxiety Disorders and Phobias: A Cognitive Perspective
    Aaron Beck e Gary Emery, Basic Books, 2005.

    Pânico e Ansiedade
    Informações sobre Origens e Tratamento
    psicoterapia.psc.br/blog

    Tratamento para Ansiedade
    Transtornos de Ansiedade, Pânico, Fobias, TOC - Dr. Thiago Izumi - SP
    drthiagoizumi.com

    ResponderExcluir