quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Astros - Estrelas e Constelações - O Sol e os planetas - A lua...por profª.Alcilene Rodrigues


        O universo é o espaço infinitamente grande, ocupado por milhões de corpos denominados astros.
        Os astros podem ser: luminosos, quando tem luz própria; iluminados, quando são opacos e recebem luz de um astro luminoso.
       As estrelas são astros luminosos, que apresentam um brilho, todo especial, muito vivo e cintilante. Elas parecem pequeninas porque se encontram a enormes distancias de nós.
        Dá-se o nome de constelações, aos grupos de estrelas que parecem estar mais próximas uma das outras. Distinguem-se muitas constelações no céu brasileiro, no entanto, a mais conhecida é a do Cruzeiro do Sul, que possui cinco estrelas bem visiveis, em forma de cruz. A mais brilhante delas, a estrela de Magalhães. Esta constelação foi incluida na bandeira nacional.
          O Sol, que nos ilumina e aquece, é uma estrela de quinta grandeza; seu tamanho se explica pelo fato  de ser ele a estrela que mais próxima de nós se acha. Girando em torno do sol, estão 9 astros iluminados, que se denominam Planetas.Por esse motivo, o Sol é o centro do sistema planetário.
           Os planetas que giram em torno do Sol, são, em ordem de afastamento: Mercúrio, Venus, Terra (onde vivemos), Marte, Jupiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. O menor e mais próximo do Sol é Mercúrio. O mais brilhante, é Venus, conhecido com o nome de Estrela D'Alva ou Vesper. O mais próximo da terra é Marte. O que possui anéis luminosos é Saturno. O maior de todos é Jupiter e o mais afastado do Sol é Plutão.
           Muitos destes planetas tem, a girar em torno deles, outros astros opacos; os satélites. É o caso da Lua em relação à Terra, e de Fobos e Deimos  que giram em torno de Marte.
            Todos esses astros iluminados, que recebem luz e calor do Sol e o acompanham através do espaço celeste, formando por assim dizer, uma família, constituem o SISTEMA SOLAR. Além dos planetas fazem  parte do sistema solar, certos astros de constituição muito especial: os Cometas. Em geral apresentam um nucleo luminoso, a cabeleira e a cauda, que é o rastro luminoso, como se fosse um foguete. Giram em torno do Sol como planetas, mas com órbitas muito alongadas. A ciência ainda não possui elementos para dizer se são astros luminosos ou não. A Lua é o satélite da Terra, sendo 49 vezes menor do que ela.
            As diferentes posições que a Lua ocupa em relação ao Sol, que a ilumina, fazem que ela se apresente aos nossos olhos, com aspectos diferentes: toda iluminada (lua cheia), metade iluminada(quarto crescente e quarto minguante) e praticamente invisível (lua nova). São estas , as fases da Lua.
           Constelações são grupos de estrelas. Quase sempre recebem nomes de animais, seres da mitologia ou da história. Há as constelações:Ursa- Maior, Menor, Carneiro, Touro, Leão, Cruzeiro do Sul, Navio, Orion, Baleia, Lira, Centauro, etc.
           Nebulosas são manchas esbranquiçadas que se observam no céu , nas noites claras. A mais conhecida dentre as nebulosas é a Via- Láctea.

                                           Satélite artificial criado pelo homem.

Via-Láctea


                                           O sistema solar
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário