domingo, 11 de setembro de 2011

Livros e editoria na Antiga Roma...por Alcilene Rodrigues

        A escrita faz parte da Revolução Neurítica, ela modificou as formas de convivência humana. A escrita nasce de exigências muito práticas, as primeiras escritas são representação dos objetos, como exemplo o desenho de 38 ovelhas, tem que ter um desenho para cada conceito.
         Quando as sociedades tornam-se mais complexas, surgem as sociedades palaciais que são o centro de uma organização. Saber ler e escrever é poder para controlar essas sociedades complexas e crescentes, poucos são os que tem acesso a educação da escrita. Exemplo: os sacerdotes tinham maior acesso.
          As primeiras escritas surgem na Mesopotâmia: Sumérica arcaica, Sumérica recente, Accadia Babilonense, Persiana cuneiforme e perpesolitana, Neolasmita suslana, Armênia cuneiforme e tractania.
          Egito: Merotiche, kushite, lapidária e mamule. Fisiografia, itita, Arcaica di Bibbo, Paleosnática, Cretese di festo, Protofenicia.
           Posteriormente a escrita começa a aparecer na: Grécia, Itália, Ìndia, Creta, Mediterrâneo.

            As primeiras escritas eram escritas (suportes) em:
  • arranhadas
  • casca de arvores
  • argila
  • ostragas em pedaços para escritas
  • pedras, bronze, materiasis para textos expostos
  • papiro, bergaminho, panos, trapos
  • tabuas de madeira cobertas com cera.

 Em Roma a escrita foi importante nas três fases:
  1. República
  2. Império
  3. Antiguidade Tardia
Tipos de escritas nessas fases:
  • Corsina minuscola
  • Capitale, mais caprichado.
  • Cursine romaine ancienne, mais rápido.
  • Cursine romaine recente
  • Insulare putativa

Acesso do público ao livro:

      Com a decadência da forma grega, os romanos desenvolveram rapidamente o acesso ao livros, os novos  ricos de Roma queriam ler e escrever em latim, todas as formas de retórica derivam do grego e passam a latinizar( passar para o latim). Cícero  e Tacito escrevem em latim.
        A cristiandade adotava a forma de código, mais que bergaminho e papiro. O código retoma as formas das tabuas que já existiam, as obras de Quintiliano são publicadas assim.
        A maioria das prosas são ditadas. Plinio o jovem, descreve sua própria vida, mudava as frases e escolhia suas frases, às vezes ele anotava, levava sempre tabuinhas, trata-se de anotações, rascunhos, selecionava o texto e ditava o texto, os trechos eram transcritos nas formas convencionais.Após a redação , o texto era revisado e após distribuido. As mulheres trabalham como copistas, (a mulher tinha um espaço privado na liberdade) sempre esquecidas.

Fase da produção do texto e livro:
       Na antiguidade tardia foi seu auge devido a produção de rolos. A leitura era livre, como aprender a escrever era desenhando as letras, processo lento, ou aprender em voz alta, de aprendizagem contínua. A voz tinha que ser exercitada como cantar.

O texto latino como forma de comunicação:
     A partir do imperador Tibério vai haver uma censura mais rígida, que não agradara.Os livros são queimados e autores presos e exilados.
      A biblioteca pública passa a  ter finalidade de censura e a eliminação de uma pratileira significava a morte.
      Os simpósios eram com comes e bebes e leitura de livros.
      A primeira circulação é feita pelos autores da época.

Tradição popular e erudita:
  • palhator
  • togator
  • tabernaria
  • trobesta
  • praetexto
  • cothwrnata
  O que se contava em Roma:
        As histórias infantis tinham uma ideologia por tras delas, uma ideologia da época. Brutus o tolo, a tolice se apresenta ao oráculo com oferendas, e Brutus o tolo leva um bastão com ouro dentro, mais um disfarce, folclore.
       Cultura popular tudo que se dá ao povo baixo ( fisiológico irracional): comer, sexo.
       Petronio, utiliza personagens do cotidiano, identificação das personagens, o conto em si é popular, que é mais realista e mais refinado. Exemplo: Dom Quixote o texto é eterno mas o leitor não é.
        O latim é uma lingua parada, morta, não se criam mais palavras em latim estaciona-se no tempo.
       No primeiro e terceiro séculos escrever é para as classes baixas, escravos, os intectuais só ditam. Existe uma diferença entre segmentos sociais.
     Escrever hoje é mais atencioso, precisa de uma organização, escrevesse o texto num momento depois revisiona  em outro momento.
    Com o aparecimento do teatro o ator tem uma area maior, voz postura dando um colorido a escrita.O autor da uma coordenação escrita-oral, de quem dá as ordens, a idéia é recuperar o público.
     Na comédia para provocar risos, reverte os papéis. Aristóteles, escreve que as mulheres mandam para a época é rídiculo.
     Plauto tem as mesmas idéias entre vários segmentos sociais, as comédias eram apresentadas em festividades, para todas as pessoas, servos senhores, etc.

Os textos na escola eram para:
  • educação
  • libri ad filium; transmissão doméstica do saber
  • ludi magister e grammaticus

     A educação básica era para meninos e meninas, aprenderem a ler e a escrever, depois somente os meninos seguiam os estudos posteriores.
      A idéia era a capacidade de articular politicamente através da educação, envolver nas palavras, convencer, a função ideologica de controle a uma classe dominante. A familia plebe era aquela fora da nobreza , mas possuia dinheiro suficiente para a educação de seus filhos.
     Plutaco mestre da gramática e de direito, nunca abriu mão da educação intelectual, só da física. Ele mesmo cuidava da educação do seu filho. Se tivesse outro tipo de criança o seus escravos ocupavam da educação.
      O príncipe Augusto pregava a tradição, as mulheres deveriam voltar aos seus deveres de antigamente, recuperar os costumes romano.
       Surgem o Centro por Excelência, que são da elite para sair formados os futuros dominantes de Roma, geralmente quem não tinha boa educação não conseguia entar nesse Centro.
       Considerado o maior poeta da Roma Antiga,Virgilio, que viveu entre os anos 70 e 19 a.C, compôs Eneida poema épico de carater religioso mitológico, durante 11 anos da sua vida. Moldada como Iliada e a Odisséia do poeta grego Homero, foi a primeira obra-prima do estilo épico. Númerosos escritores posteriores a tomaram como modelo, tanto nos temas como nas técnicas, e renderam-lhe homenagem em seus textos e desenhos. Esta pintura de 1469 representa o autor escrevendo o poema geórgicas (36-29a.C) diante da estatua da deusa grega Artemis.
        

               A bíblia sagrada o livro mais editado no mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário