quinta-feira, 28 de junho de 2012

As revoltas do período regencial-parte II...por profª.Alcilene Rodrigues

28ª aula (parte II) 
A revolução de 1842.
O primeiro ministério organizado por D. Pedro II, em 1840, era formado por políticos do Partido Liberal, pois foram os liberais, como Antonio Carlos Ribeiro de Andrada, que defenderam  a antecipação da maioridade do Imperador. Mas, em 1841, esse gabinete foi substituído por outro, de conservadores. Esperavam então os liberais que a nova Câmara dos Deputados se reunisse para combater as medidas tomadas pelo novo ministério. Entretanto, essa câmara foi dissolvida pelo Imperador, pois ficou provado que as eleições foram fraudulentas. Esse ato do governo foi a causa principal da revolução que irrompeu, ainda em 1842, em São Paulo e Minas.
O movimento paulista, com o apoio do Padre Feijó, teve, como centro, Sorocaba, e o de Minas, Barbacena.
Para submeter os rebeldes, o governo indicou Luis Alves de Lima, que acabava de pacificar o Maranhão. Vencidos em Venda Grande e em outros combates menores, os revoltosos não puderam impedir que Caxias  entrasse vitorioso em Sorocaba. Nessa ocasião foi preso Feijó, que redigia o jornal dos revoltosos. Estava paralítico o grande brasileiro e, por isso, teve que ser conduzido em sua própria cadeira, como prisioneiro, para o quartel de Caxias.
Em Minas houve, em 1842, o combate de Santa Luzia: os rebeldes ocupavam posição vantajosa, no alto de uma colina, de onde desceram para perseguir o Barão de Caxias, que fingir a recuar, nessa ocasião surgiu, pelo flaco, uma outra coluna, o que decidiu a vitória dos Legalistas.

                          Muro de Pedra, Revolução Liberal de 1842, Santa Luzia - MG


A Praieira
O período das revoluções, no reinado de D.Pedro II, acaba com o movimento ocorrido em Pernambuco, em 1848. Chamou-se Praieira, porque o jornal revolucionário, Diário Novo, era editado na rua da Praia, em Recife.
Em Pernambuco, liberais e conservadores estavam sempre em conflito, provocando agitações. Os conservadores tinham ainda o apelido de guabirus e saquaremas.
A revolução começou em 1848, quando subiu ao poder um ministério conservador. Chefiava a revolta Joaquim Nunes Machado e seu centro era Olinda. Mas, no ano seguinte, os praieiros atacaram Recife.
Nunes Machado morreu em Recife, lutando contra as tropas do novo presidente da província, Manuel Vieira Tosta, futuro Marques de Muritiba. No interior ainda resistiu por algum tempo o chefe Pedro Ivo da Silveira que depois foi derrotado e preso.
Das revoluções desse período somente a Praieira não foi pacificada por Caxias. Mas, em todas as outras, distinguiu-se o grande soldado, que garantiu com sua espada a unidade do país, impedindo que as províncias se separassem. Sabia também Caxias conquistar a admiração e o respeito até dos seus adversários, não somente por sua capacidade militar como ainda pelo tratamento generoso que sempre dispensou aos vencidos.


                 Revolução Praieira: o levante que se pôs contra o governo de Dom Pedro II.
Questões:
1- Porque houve a revolução de 1842?
2- Quais foram o centro da revolução de 1842?
3- Como foi o combate de Santa Luzia?
4- Porque se chamou Praieira a revolução de Pernambuco de 1848?
5- Quem foi Joaquim Nunes Machado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário