terça-feira, 28 de agosto de 2012

Revolução Pernambucana de 1817..por profª Alcilene Rodrigues

30ª aula  (Os movimentos revolucionários)

(A bandeira da Revolução Pernambucana de 1817, cujas estrelas representam Pernambuco, Paraíba e Ceará, inspirou a atual bandeira pernambucana.)


Em Pernambuco havia um grande descontentamento pelo domínio português. Os brasileiros nunca, exerciam altos cargos, também no exército era raro um brasileiro ocupar posto oficial.
Na revolução pernambucana de 1817 teve grande atuação a maçonaria, sociedade secreta, ainda hoje existente, a qual muito trabalhou pela independência do Brasil. Nessa ocasião, governava Pernambuco Caetano Pinto de Miranda Montenegro. Esse governador recebeu a denúncia de que, na casa do negociante Domingos José Martins, se reuniram várias pessoas para conspirar contra o domínio de Portugal. Foram detidos, além de Domingos José Martins, o padre João Ribeiro Pessoa e outros conspiradores.
Para prender os militares acusados, foi indicado o brigadeiro português Manuel Barbosa de Castro. Esse brigadeiro, diante dos soldados, dirigiu tão graves ofensas aos oficiais brasileiros que um deles, José de Barros Lima, apelidado o Leão Coroado, o matou com a espada. Imediatamente os soldados também se revoltaram e o governador foi obrigado a refugiar-se numa fortaleza, embarcando depois para o Rio de Janeiro.
Em seguida os revoltosos procuraram o apoio das capitanias vizinhas, mas só conseguiram a adesão de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Para tentar o apoio da Bahia foi enviado a essa capitania o Padre Roma, o apelido que tinha o advogado José de Abreu Lima, que antes havia sido sacerdote e estivera estudando naquela cidade. Mas o padre Roma não teve sorte: foi preso, condenado à morte e fuzilado.
Da Bahia o governador, Conde dos Arcos, enviou tropas a Pernambuco para dominar a revolução. Também do Rio de Janeiro partiu uma esquadra comandada por Rodrigo Lobo.
Vencida a revolução, os chefes foram condenados à morte. Domingos José Martins foi fuzilado na Bahia e José de Barros Lima, em Pernambuco. Também houve algumas condenações na Paraíba capitania que havia apoiado a revolução.


(A Independência nos Estados Unidos e a concentração popular que marcaram a Revolução Francesa foram os movimentos políticos que motivaram a organização de um movimento emancipacionista, que ficou conhecido como Revolução Pernambucana.)


Questionário:
1- Quais as causas da revolução pernambucana de 1817?
2- Como começou a revolução pernambucana?
3- Quais as principais figuras da revolução?
4- Como agiu o governo português para vencer a revolução?
5- O brigadeiro Manuel Barbosa de Castro foi morto pelo oficial brasileiro...................apelidado de...................................
6- Tinha o apelido de padre Roma...................................................
7- Chefe da revolução de 1817.......................................................
8- Leão Coroado.............................................................................


Nenhum comentário:

Postar um comentário