terça-feira, 14 de agosto de 2012

A civilização egípcia...por profª Alcilene Rodrigues

7ª aula


  • Localização no norte  da Africa, entre o mar Mediterrâneo, o mar Vermelho e o deserto líbico, mas precisamente num estreito e longo oásis que margeia o rio Nilo, desenvolveu-se aquela que, ao lado da mesopotâmica, é a mais antiga civilização do mundo: a egípcia. Na verdade a presença humana naquela região deve-se exclusivamente ao Nilo, sem o qual a vida ali seria impossível . Em suma, como já se disse na própria Antiguidade" o Egito é uma dádiva do Nilo". Quando se fala em Egito logo vem a ideia de múmias, faraós e os mistérios de suas mortes, hieróglifos nos quais estavam escritos as leis, inscrições religiosas, estatutos e milhares de textos de como os egípcios se moviam no mundo. Para eles pensar em vida eterna e se preparar para ela eram fatores do dia-a-dia  comuns ao faraó e a seu povo, o sonho era obter a felicidade em outro mundo, e transformar o corpo de um morto em múmia para preserva-lo era o modo de como chegar a esse outro mundo tão sonhado. Por isso as técnicas de mumificação surpreenderam os cientistas de todos os tempos.
  • A importância do Rio Nilo, o Egito dependia extremamente de seu rio, que permitiu ali o desenvolvimento de uma das primeiras civilizações da História.
  • Os nomos era a primeira comunidade dedicada mais a agricultura do que a caça e pesca. Formando assim 22 unidades pequenas políticas no Alto e Baixo Egito.
  • O Baixo Egito ficava no delta do Rio Nilo, na região Norte na cidade de Mênfis
  • O Alto Egito ficava no vale da região Sul na cidade de Tebas.
  • A unificação: As lutas entre o estado do baixo e alto, terminaram pela unificação, feita pelo faraó Menés por volta de 3.200 a.C, que tornou o primeiro faraó da primeira dinastia e deu início a história do Antigo Egito que vai até o século XI a. C, quando termina a dinastia de  Ramsés e se inicia um período de decadência que se acentuou com o aparecimento de novos reinos no Oriente Médio, com o enfraquecimento do governo dos faraós, com o empobrecimento do país causado pela desorganização interna e pelas sucessivas dominações estrangeiras, inicialmente com a dominação assíria seguida pela dominação persa, macedônia, romana e árabe, sendo esta última responsável pela religião islâmica do Egito de hoje.
  • A economia foi a agricultura, os principais produtos agrícolas foram: os  cereais, especialmente o trigo e a cevada. Cultivavam em quantidades frutas, legumes e verduras, bem como plantas oleaginosas ( o óleo era usado na alimentação, na iluminação e na higiene pessoal). Dentre as plantas têxteis, destacavam-se o linho e o papiro, este servindo ainda para muitos outros fins. O comércio de troca de mercadorias in natura era feito com Creta, Assíria, Mesopotâmia, sem utilização de moeda. Exportavam: trigo, tecidos de linho, cerâmica. Importavam: cobre, bronze, ouro, marfim, etc.
  • A sociedade era estratificada: de maneira  geral, cada indivíduo permanecia sempre na camada que havia nascido, transmitindo tal condição a seus descendentes. portanto, as funções eram vitalícia e hereditárias, sendo rara a ascensão social, era composta por nobres,sacerdotes,escribas,soldados, artesões, camponeses, escravos.                               
  • O primeiro lugar da hierarquia social era ocupado pelo faraó. Senhor do país, proprietário de todas as terras, o rei estava numa posição tão superior à do povo, que era chamado, de forma impessoal, de faraó ( literalmente "casa grande" ou seja, o palácio em que vivia o soberano). mais do que tudo, a posição privilegiada do faraó explicava-se por este ser considerado Deus, na maior parte da história do Egito Antigo, o faraó , enquanto vivo, era identificado ao Deus Hórus e, após sua morte a ser visto como Osíris. O faraó dirigia a vida econômica  legislação, julgava e comandava o exército.

  • Religião podemos defini-la com três palavras Politeísta ( vários deuses), Antropozoomórfica  ( deuses com forma de homem e cabeça de animal) e Ética ( após a morte todo individuo era julgado num tribunal), adoravam vários deuses, cada nomo ou localidade tinha seus deuses. Exemplo: Ísis, Osíris, Ptah, Ápis, Rá, Anúbis, Thot, Set, Hórus, etc.
  • As artes visava enaltecer o reino e seus governantes, os deuses e seus feitos. Assim, na arquitetura, destacavam-se templos e túmulos reais, sobretudo de dois tipos: as piramides e os hipogeus. Para os egípcios, os monumentos eram uma forma de conservar o corpo de divindades que representavam o próprio país. Preservar o corpo do faraó seria eternizar o Egito e seu povo.

A escrita e a literatura , inicialmente era pictográfico (cada caractere reproduz um objeto), depois se tornou ideográfico( cada sinal expressa uma ideia), chegando  mesmo a conhecer os princípios fonéticos. O sistema de escrita era complexo, daí a necessidade de especialistas como os escribas. A literatura tinha caráter sobretudo religioso, apresentando obras como: O texto das piramides, o livro dos mortos, o hino a Aton.


As ciências baseavam-se em conhecimentos práticos, utilizáveis no dia-a-dia, obtidos de maneira empírica, através de sucessivas experiencias e tentativas. Na matemática os egípcios não sabiam multiplicar e dividir, a não ser através de várias operações. Na medicina, desenvolvida a partir da mumificação, os egípcios alcançavam bons resultados, chegando a realizar operações cranianas, diagnosticando e tratando várias doenças, conhecendo os mecanismos do processo circulatório e     as funções de vários órgãos.

Questão:
A) Defina a organização social egípcia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário