quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O capitalismo e o comunismo...por profª Alcilene Rodrigues

Sistema econômico e político:


                                  Casa Branca, sede do governo dos EUA


Capitalismo é o sistema econômico em que meios de produção (maquinas, matérias-primas,etc) constituem  propriedade privada daqueles que detém o capital, isto isto é, os capitalistas. estes, mediante certo pagamento, contratam a força de trabalho de outras pessoas, utilizando-a na produção de novos bens, com o fim de obter lucro.
No seu sentido atual, podemos dizer que o capitalismo surge com a Revolução Industrial Inglesa, iniciada em fins do séc.XVIII, quando os capitalistas acionaram um mecanismo empresarial, capaz de produzir novos bens, gerar lucros e acumular capital.
Não vamos analisar a evolução econômica que o capitalismo sofreu através da história, mas, tão-somente, refletir sobre alguns problemas atuais que podem surgir como fruto desse sistema econômico.
O capitalismo, cuja finalidade básica é gerar lucros através do aumento da produção, não poupa esforços para realizar seus objetivos. Tal caráter utilitário, às vezes marcado por uma ganância imediatista, pode levar esse sistema econômico a assumir formas brutais, identificadas sob o nome de capitalismo selvagem.
Nas sociedade dominadas por esse tipo de capitalismo, surgem terríveis males como o consumismo desenfreado, a massificação das pessoas, a alienação e o desrespeito pelo meio ambiente. Se as pessoas não tem necessidades de um novo produto comercial, a ordem do capitalismo selvagem é criar essa necessidade, é influir nas cabeças das pessoas, por meio da propaganda com suas novas técnicas de convencer. Se a instalação de uma nova fábrica vai trazer lucros ao capitalista, este não se importa que ela polua uma região e prejudique a vida de toda uma comunidade. O capitalismo selvagem não escolhe meios para servir ao "Deus do Lucro".  Esta é uma das bases de um sistema que se torna moralmente irresponsável, onde o Ter vale sempre mais que o Ser.



                        Palácio do Kremlin, sediava o governo da antiga URSS.

Comunismo
A palavra comunismo vem do latim comunis que significa comum. De modo geral, designa um tipo de regime social onde existiria a propriedade coletiva dos meios de produção, em contraste com a propriedade privada desses meios, própria do capitalismo.
Em termos modernos, as idéias do comunismo estão ligadas à obra dos pensadores alemães Karl Marx (1818-1883) e de Friedrich Engels (1820-1895). A base da filosofia marxista é o materialismo dialético, segundo o qual, a evolução histórica do mundo se dá através da superação constante das contradições. Em termos sociais, o motor da história é a luta de classes, que só cessará com o aparecimento da sociedade comunista perfeita, onde todos os homens estejam nivelados pela justiça social. Essas são algumas idéias da teoria marxista. Vejamos, agora o que ocorreu na prática.
A antiga URSS, que se apresentava como principal líder do movimento comunista, adotou um sistema político que degenerou para o regime totalitário. Um regime que sob o pretexto de defender a igualdade e a justiça entre os homens, tornou-se profundamente injusto e desigual, pois padronizou e massificou as pessoas, submetendo-as à autoridade massacrante do Estado onipotente.
Este era controlado por uma burocracia de técnicos e administradores que lutavam para permanecer no poder e defender seus privilégios. Essa burocracia dirigente, em nome do Estado totalitário, reprimia a sadia manifestação da personalidade individual e buscava transformar cada cidadão num modelo de soldado que devia executar ordens e obedecer, porém jamais discordar. Nesse sentido, o regime totalitário opõe-se radicalmente ao verdadeiro regime democrático que tem por objetivo realizar os ideais de justiça, sem contudo, sacrificar o direito a liberdade, tão fundamental a todo nós.

Conclusão: Tanto o comunismo totalitário como o capitalismo selvagem são sistemas profundamente desumanos, brutais e contaminados de vícios. Enquanto no capitalismo impera a exploração do homem pelo homem, no comunismo totalitário domina a exploração do homem pelo Estado. Assim, esses dois sistemas devem ser questionados, em nome da construção de um novo regime de convivência social mais digno do ser humano. Um novo regime que tenha por objetivo harmonizar, efetivamente, os ideais da justiça social com o respeito à liberdade individual. Um novo regime mais saudável, mais pleno, mais humano. É claro que o aparecimento desse novo regime depende de uma tarefa gigantesca a ser realizada pelas futuras gerações. São inúmeros os obstáculos que se levantam no caminho, são muitas as dificuldades e incertezas. Mas a construção de um mundo melhor é uma tarefa pela qual vale a pena viver e lutar.  Afinal, parafraseando o poeta Fernando Pessoa, lutar vale a pena, se a alma não é pequena.

Exercícios:
1- Em termos modernos, a filosofia comunista está ligada à obra dos pensadores alemães Karl Marx e Friedrich Engel. Qual é a base da filosofia marxista?
2- Descreva o  sistema politico da antiga URSS.
3- Quais os principais males do capitalismo selvagem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário