segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Confederação do Equador...por profª Alcilene Rodrigues

29ª aula (O primeiro reinado - Lutas Internas)

Bandeira criada para representar os ideais da Confederação do Equador

Em 1824, houve em Pernambuco uma revolução que proclamou a República, formando, com o apoio de outras províncias, a Confederação do Equador.
O chefe do movimento chamava-se Manuel de Carvalho Pais de Andrade e não quis entregar o governo da província ao novo presidente escolhido pelo imperador, Francisco Pais Barreto.
Mas a principal  figura da revolução foi Frei Joaquim do Amor Divino Caneca, frade carmelita isto é, da ordem de Nossa Senhora do Carmo. Frei Caneca era jornalista ardoroso que atacava violentamente o imperador e defendia a separação das províncias do Norte.
Para submeter os revoltosos, D. Pedro I enviou a Pernambuco 1.200 homens, sob o comando de Francisco de Lima e Silva, pai de Luis Alves de Lima, futuro Duque de Caxias. O bloqueio de Recife foi feito por uma divisão naval comandada por Lorde Cochrane. Em setembro de 1824, as tropas de Francisco de Lima e Silva entravam vitoriosas na capital pernambucana que já havia sido castigada pelo bombardeio dos navios de Cochrane.
Foram presos muitos rebeldes, mas o chefe do movimento, Manuel de Carvalho Pais de Andrade, conseguiu refugiar-se numa embarcação inglesa. Também foram submetidas as outras províncias, que haviam aderido à revolução: Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
Os mais comprometidos na revolução sofreram a pena de morte, como Frei Caneca, condenado a morrer na forca. Mas nem o carrasco nem os presos da cadeia quiseram enforcá-lo. Então Lima e Silva ordenou que o amarrassem no pau da forca e o fuzilassem. Quando foi dada a ordem de atirar, um dos soldados, João da Palma, tomado de grande emoção, caiu morto. Criou-se a lenda de que Nossa Senhora do Carmo havia aparecido entre nuvens, fazendo sinal para que não matassem o frade.
A morte de frei Caneca e de várias outras figuras de revolução comoveu o povo brasileiro e concorreu para tornar impopular o imperador D.Pedro I.

                                   Frei Caneca foi condenado a morrer na forca.
Questionário:
1- Que é Confederação do Equador?
2- Por que houve a Confederação do Equador?
3- Que aconteceu com o chefe da Confederação do Equador?
4- Que papel teve o pai do Duque de Caxias na Confederação do Equador?
5- Quem foi Francisco Pais Barreto?
6- Como morreu Frei Caneca?
7- Por que diz que Frei Caneca é um frade carmelita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário