domingo, 23 de junho de 2013

A história da Biblia...por profª Alcilene Rodrigues





A Bíblia é um conjunto de dezenas de livros sagrados cristãos e judeus, dividindo em Antigo e Novo Testamento. Os dez primeiros livros começaram a ser compilados por escribas no século X a.C e contam de forma religiosa a história dos primeiros patriarcas hebreus(Abraão, Isaac e Jacó) e a história de Israel (até Davi). Esses registros valeram-se das tradições orais do povo hebreu.
No século VIII a.C, os profetas dariam novas feições ao relato bíblico. As mensagens proféticas foram compiladas, provavelmente, por escolas de discípulos de cada profeta. Por volta do século II a.C, o Antigo Testamento teria praticamente o formato que conhecemos hoje.
A partir de 50 d. C, os cristãos começaram a preservar cartas de seus chefes espirituais, em especial as atribuídas a Paulo. 
Reunidas e junto aos Evangelhos e Atos, elas deram origem ao Novo Testamento já no final do primeiro século depois de Cristo. A Bíblia é a mais importante fonte histórica para o estudo da palestina Antiga, mas o cuidado com essa fonte deve-se, primeiro, ao fato de ela ser um composto dessas tradições supracitadas e, em segundo, porque a linguagem bíblica é simbólica e religiosa.

Responda:
1- O que é a Bíblia?
2-Em que século os profetas deram novas feições ao relato bíblico?
3- Cite os personagens bíblicos que você mais admira e porque?
4- Em que momento aparece a figura de Jesus na Bíblia?
5- Qual a importância das cartas de Paulo? Explique
A Bíblia é parte arraigada e construtiva de nossa cultura. No vídeo vemos um livro para crianças que introduz alguns de seus mais célebres personagens  ( Moisés, Samuel, Davi, Daniel, José, Maria e Jesus, etc.), cujas feições hebraicas foram transformadas em europeias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário