quinta-feira, 13 de junho de 2013

A sociedade da informação...por profª Alcilene Rodrigues

Uma nova sociedade
Ainda que em todos os tempos e lugares sempre tenham ocorrido mudanças, as chamadas sociedades tradicionais fixavam hábitos mais duradouros que ordenavam a vida de maneira padronizada, com estilos de comportamento resistentes a alterações, sempre introduzidas de maneira gradativa.
No entanto a partir dos anos de 1960 nota-se uma mudança de paradigma porque os parâmetros que vinham orientando nosso modo de pensar, valorar e agir desde o Renascimento e a Idade Moderna começaram a entrar em crise no final do século XIX, acelerando-se muito rapidamente na segunda metade do século passado.
A sociedade da informação:
A formidável revolução da informática já se faz sentir na cultura contemporânea. Voltando no tempo imaginemos a mudança de paradigma que representou, na Grécia Antiga, a introdução do alfabeto fonético. E no renascimento, o que significou a democracia do saber pela invenção dos tipos móveis, engenho que deu inicio à era da imprensa. Na contemporaneidade os textos que circulavam nos livros, revistas e jornais se integravam às imagens e aos sons, primeiro pelo cinema e pela televisão, depois por todos os canais que as recentes descobertas tecnológicas tornaram disponíveis no campo da automação, robótica e microeletrônica.




                                          RENASCIMENTO - IMPRENSA





                                         MICROELETRÔNICA

Estamos vivendo a era da sociedade da informação e do conhecimento, que tem transformado de maneira radical todos os setores de nossas vidas. A influencia da mídia e da informatica acelerou o processo de globalização, a partir de uma rede de comunicação que nos coloca em contato com qualquer pessoa ou grupo em todos os lugares do planeta. Observe, por exemplo, a rapidez de comunicação que representaram o rádio, o telegrafo, a televisão, hoje são janelas para o mundo.
Possibilitaram troca de arquivos, acesso a banco de dados internacionais, divulgação de pesquisas, correio eletrônico e discussão em tempo real de temas os mais variados. Aparelhos eletrônicos cada vez menores não cessam de ser inventados, desde celulares com inúmeros recursos além da função original, até as mais novas invenções, como o aparelho de mp3, que surgem a cada momento e nos surpreendem por suas múltiplas possibilidades.
As grandes transformações que tiveram inicio no final dos anos 1960 e meados da década de 1970, criaram, entre outras inovações, uma nova estrutura social dominante, a sociedade em rede. segundo o sociólogo Manuel Castells, uma sociedade em rede é um conjunto de nós interconectados que podem ser dos mais variados tipos. Por exemplo:  rede de fluxos financeiros globais, de produção e distribuição de drogas, de gangues de rua, de sistemas de comunicação ou transportes, de estúdios de entretimento e tantas outras. 
Consequentemente, o impacto das novas mídias também se reflete nos novos valores e crenças, a uma velocidade de que não se compara a nenhuma outra época. O desafio dos novos tempos é ser capaz de selecionar a informação é refletir sobre seu significado.





Para refletir:
Em um país que o analfabetismo ainda apresenta índices elevados, em plena era da informação, é grande o número de pessoas que não tem acesso aos computadores, os analfabetos digitais. Discuta com seus colegas esse tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário