segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A raposa do deserto, o marechal de campo alemão Erwin Rommel...por Profª Alcilene Rodrigues

Erwin Johan Eugen Rommel:

Nasceu no dia 15 de novembro de 1891 e faleceu em 14 de outubro de 1944.
Não tinha origem na aristocracia, seu pai um médico provinciano protestante de classe média.
Sua ascensão no exército alemão se deu pela abertura do oficialato as classes sociais emergentes da burguesia, iniciada por Guilherme II, em 1890, e pela sua inteligencia e ousadia nos campos de batalha da Primeira Guerra mundial. Isso ajudou na boa relação que tinha com Hitler, que às vezes se sentia esnobado pelos aristocratas e imaginava ter muito em comum com Rommel devido a origem popular e a vivencia de combate de ambos.


O Marechal Erwin Rommel, a "Raposa do Deserto", foi mestre do deslocamento rápido e dos ataques fulminantes de blindados da Blizkrieg, militar de raro valor que serviu nas forças armadas alemãs na Primeira e na Segunda Guerra Mundiais na Europa, que foram parecidas em um aspecto fundamental: as duas tinham duas frentes de combate principais e outras secundárias, cuja influência variava durante o desenrolar do conflito e poderia afetar de algum modo seu resultado.

Unanimidade entre os militares de todo mundo e patrono do Bandeswehr, Rommel foi um raro caso de comandante militar que despertava mais respeito do que ódio entre seus adversários é reverenciado até hoje por seus oponentes.

"Seu fervor e sua audácia nos causaram sérios danos, mas ele merece os cumprimentos que lhe fiz na Câmara dos comuns, em janeiro de 1942...". Elogiado por Winston Churchill - no parlamento britânico.

Ironicamente o general alemão tinha contruido sua fama graças as proezas contra os italianos na Primeira Guerra Mundial. No segundo conflito seu papel foi ajudar os agora aliados da Italia facista de Benito Mussolini

Rommel desembarcou em Tripoli em 12 de fevereiro de 1942.

Dois dias depois acontece o primeiro confronto em Norfilia, onde tropas britânicas e alemãs se cruzam durante manobras de reconhecimento ao longo da estrada costeira de Sirte. Mesmo com os alemães acumulando forças, os britânicos são forçados a enviar quatro divisões para a Grécia, para ajudar na defesa do país. Isso enfraquece seriamente a força britânica e, 24 de março, o AfrikaKorps captura El Agheila. Uma semana depois, outro ataque a Mersa e Brega é o prenúncio de um avanço alemão que iria colocar um Exército inteiro com a fama de indestrutível e fazer de seu comandante um dos generais mais lembrados de todos os tempos. Mas depois de avanços e vitórias, a AfrikaKorps sofre sem apoio logístico e vai perdendo os territórios conquistados até Rommel ser chamado de volta para a Alemanha no inicio de março, Hitler ordenou que o general retornasse para que sua imagem de vencedor não fosse prejudicada pela previsível derrota, bem a tempo no dia 13 de maio 1943, o exército alemão restantes na África se rendem aos Aliados.Hitler tinha pouco interesse no norte da Africa. Não fosse por isso, a guerra na região tinha terminado provavelmente com uma derrota britânica.

Citações do próprio Rommel:
"As linhas de abastecimento são particularmente vulneráveis, dado que todos os combustíveis e munições, matérias necessárias para a batalha, tem de passar por elas. Em conseqüência devemos proteger as nossas, por todo meio possível e tratar de desorganizar, ou melhor, interromper, as do inimigo. Operações contra os pontos de abastecimento do adversário obrigaram ao inimigo imediatamente a interromper uma batalha em qualquer outro ponto, pois, como já se demonstrou, os abastecimentos são à base da eficiência combativa e devemos sempre dar-lhes prioridade de defesa".


Admiro Erwin Rommel pela sua postura de homem, era bom marido e pai de família, era justo, não admitia mortes desnecessárias nem dos supostos adversários, abusos de civis, crianças e mulheres, era simples comia ovos fritos com seus soldados fritados nos blindados quentes pelo sol, fazia questão de enterrar seus soldados mortos em combate. Todos os seus soldados tinham admiração e respeito pelo general devido sua postura ética e profissional, um senso de dever e obediência que levou esta poderosa máquina de guerra a servir cegamente os desejos dos nazistas. Mas também admito que Rommel foi um dos principais elementos de propaganda do III Reich durante os vitoriosos anos iniciais da Segunda Guerra. Quando Rommel chegou à África, os italianos estavam dispersos e perdidos, e o general alemão conseguiu formar um exército combativo, evidentemente à custa da máquina de guerra nazista, mas esse front nunca fora referência para Hitler, e acabou sendo um front desabastecido de suprimentos, a derrota foi inevitável. A "Raposa do Deserto" ficou sem comando quase todo o ano de 1943, quando foi dada a missão de cuidar da Muralha do Atlântico, e, na primeira inspeção, ficou claro o quanto a Muralha era frágil. Aconteceu o Dia D, Rommel foi ferido e enviado para casa.
Após a campanha na Africa, Rommel percebeu que Hitler segueria mesmo sem chance de vitória alemã. Em 1944, na Normandia decidiu que era hora de derrubar o Partido Nazista do poder.

No final das contas Rommel foi envolvido no atentado contra o Fuher em 1945 e por isso foi forçado a cometer suicídio. Mas como explicar ao povo alemão a traição daquele que eles tinham elevado a condição de herói e genio. A solução foi uma farsa cruel e cínica.Saiu de casa com seu uniforme do Afrikakorps e, meia hora depois sua mulher recebeu uma ligação do hospital dizendo que Rommel havia morrido devido aos ferimentos sofridos na Normandia. Foi enterrado com todas as honras como herói do Terceiro Reich. Sua familia não foi perseguida mas obrigada a manter silencio sobre a farsa nazista. O fato de ter sido morto pelo sistema que defendeu, ajudou na construção da imagem de um militar patriota e ético, mas não nazista. Infelizmente Rommel era fascinado por Hitler e pelo Nazismo, mas no decorrer da guerra essa fascinação se transformou em decepção. Mas a imagem se perpetuou e Erwin Rommel é citado como um dos maiores generais da História.

Sem ofender os demais militares da época, era um militar que estava lá para executar sua estratégia militar e não ficar perdendo tempo com discussão com seus superiores, inclusive sofria com algumas das intervenções de Hitler.

Erwin Rommel e Claus Schenck Graf von Stauffenberg ( operação Valkyria) são produtos de uma imagem que os aliados fazem para mostrar que o governo Alemão contava com resistência, e desacordo com a dinâmica dos acontecimentos vigentes, calculo que existia na verdade uma sociopatia e uma briga pelo poder entre eles.Os alemães e aliados proclamaram o dia 20 de Julho como dia de Stauffenberg.Foram escolhidos como heróis pelos aliados, os personagens que tentaram de alguma forma tirar Hitler do poder.


                 A "Raposa do deserto": Rommel.
                                                 


Tarefa: a) Pesquisar o que foi a operação Valkyria e porque não deu certo esse atentado?

b) Assistir aos filmes: Raposa do deserto e Operação Valkyria.

Video sobre o marechal Rommel em 5 capitulos, vale a penar assistir...o restante ver no youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário