quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Sociedade Moderna por profª Alcilene Rodrigues

1ª  aula- parte I
Quatro conceitos diferentes: sociedade, povo, nação e país, muitas vezes usados como sinônimos, apesar de terem sentidos parecidos, eles não significam a mesma coisa não.

Sociedade : é uma agrupamento de pessoas que vivem juntas num certo espaço geográfico e se relacionam de acordo com determinadas regras. Temos vários exemplos de sociedades: a sociedade humana, sociedade das abelhas, das formigas,etc. Em geografia, nosso interesse é voltado para a sociedade humana porque ela modifica muito a natureza e constrói o espaço geográfico muito depressa.
Existe uma diferença enorme entre a sociedade humana e a sociedade formada por outros seres vivos, estas não mudam. Exemplo a sociedade das abelhas possui uma organização de milhares ou até milhões de anos, formada pela rainha, operárias e zangões. A única mudança observada é a morte  e o nascimento sempre dentro da mesma organização, da mesma forma social.
Com os humanos, ao contrario, acontecem transformações intensas e variadas. Muda a maneira de vestir, de trabalhar, de comer, o modo de educar as crianças, se divertir,etc. Novas descobertas e invenções enriquecem os conhecimentos,  altera-se também os tipos de governo: alguns grupos humanos já tiveram imperadores, reis, rainhas, barões, condes, etc. Essa forma de organização da sociedade humana altera-se com os períodos de revoltas, revoluções, movimentos e guerras. Essas mudanças ou transformações ocorridas na sociedade humana chamamos de tempo histórico.
As organizações humanas apresentam varias diferenças, tanto de uma época para outra como nas varias regiões da Terra, ou seja a sociedade humana varia  no tempo e no espaço, por isso quando nos referimos a humanidade usamos a palavra sociedade em dois sentidos complementares: a sociedade humana em geral, que engloba toda humanidade  e a sociedade particular ou específica, que se refere a determinados grupos humanos, como por exemplo a sociedade indígenas dos ianomâmis, a sociedade grega da antiguidade, a sociedade brasileira do século XX, a sociedade mexicana, etc.


Povo: são grupos de pessoas que falam a mesma língua e possuem as mesmas tradições ( são determinados hábitos ou costumes transmitidos de uma geração para outra. Exemplo: vestimentas, canções, jogos e brincadeiras , receitas de comidas ou de bebidas, comemorações e festas, etc). Por exemplo o povo brasileiro, o povo americano, o povo judeu, o povo cigano, o povo chinês, etc
Um povo não precisa ter um território próprio necessariamente. Alguns povos como os ciganos deslocam-se constantemente pelo espaço geográfico, são povos nômades, não tem residencia fixa. Ao contrario do povo nômade é o povo sedentário que possui uma área fixa permanente. Alguns povos sedentários não possuem um território próprio, vivem em regiões dentro de um país que é formado por outro povo ou por outro povos, exemplo; os mongóis no norte e os tibetanos no sul da China. São povos que almejam ter um território próprio e independente, mas por enquanto vivem sob o domínio de outros povos.


Os ciganos são um povo porque possuem tradições em comum, mas eles não tem território próprio, portanto não constituem nação.
Quadro: As caravanas de Vicente Van Gogh



Nação: o termo nação é usado em dois sentidos, no primeiro mais geral, nação é o mesmo que povo ou seja, um conjunto de pessoas com língua e tradições comuns,  no segundo sentido nação é um povo com território, governo e leis próprias, ou seja significado igual ao de país.


Sede da ONU -Organização das Nações Unidas, em Nova York, Estados Unidos. A ONU é uma entidade em que as nações do mundo inteiro se reúnem para discutir problemas comuns. O conceito de nação usado pela ONU é o mesmo adotado no meu  site/blog : um povo com território e governo próprio.


País : também é chamado de Estado-nação, país é um povo que vive num território próprio, tendo um governo que representa. O Brasil, a França, a Itália, a China  e Portugal são exemplos de países ou Estados -nações. Existem povos que chamam a sí próprios de nações e almejam alcançar sua independência, é o caso como vimos dos mongóis , dos tibetanos, dos curdos e dos bascos entre outro povos. Eles podem vir a torna-se países ou Estados-nações, mas por enquanto, são povos dominados, que vivem num território sob controle de outros povos.

Os curdos que se espalham por trechos do Iraque, do Irã e da Turquia. Os curdos são a mais numerosa etnia (26 milhões) sem uma pátria própria. Falam a língua curda e são na sua maioria muçulmanos sunitas.



Sociedade Moderna ou Industrial: desde a segunda metade do século XVIII, ou seja há mais de dois séculos a grande maioria do seres humanos vive num tipo de sociedade bastante complexa: a sociedade moderna ou industrial, esse tipo de sociedade nasceu na Inglaterra, espalhou-se pela Europa e depois por todo o mundo. Baseia-se na atividade industrial, ou seja na produção em grandes quantidades , com uso de máquinas moderna e poderosas. Nos países mais ricos, a sociedade moderna é bem desenvolvida, nos países pobres ela também existe, mas não de maneira completa, pois não há uma intensa industrialização. Uma das características da sociedade moderna e que existe uma intensa divisão do trabalho.

                                         Polo industrial brasileiro.


Atividade:
Reproduza o quadro a seguir no caderno e preencha -o com base no texto acima:
Termo
Definição
Exemplos
Sociedade


Povo


Nação


País




2 comentários:

  1. parabéns professora pelo seu blog, achei muito interessante as informações postada nele, gostaria de deixar o meu blog para que possamos trocar algumas ideias e enriquecer nosso conhecimento.
    grato.

    http://professormotaneto.blogspot.com/

    ResponderExcluir