segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Pequena Biografia de Alexandre de Gusmão..por profª Alcilene Rodrigues

Você sabia que:

Alexandre de Gusmão  foi um diplomata de nacionalidade portuguesa nascido no Brasil colônia, que representou Portugal em vários países, nomeadamente em Roma, onde chegou a ser convidado para a corte do Papa Inocêncio XIII. Notabilizou-se pelo seu papel crucial nas negociações do Tratado de Madrid, assinado em 1750, que definiu os limites entre os domínios coloniais portugueses e espanhóis na América do Sul, criando assim as bases do atual Brasil.

Em 1710 Alexandre muda-se para Lisboa para morar com Bartolomeu de Gusmão. Por meio dos contatos deste com a Corte portuguesa, Alexandre é escolhido em 1715 como secretário da Embaixada portuguesa, na corte de Luís XV, em Paris. Ali cursou Direito Civil na Sorbonne, convivendo com estudantes, na sua maioria pobres. Em 1719, Alexandre de Gusmão voltou a Portugal levando o diploma de Direito, conquistado com brilho.
Alexandre já adquirira um sólido conhecimento de história política e administrativa e em leis dos países europeus. Também entrara em contato com as personalidades do mundo oficial e com os tratados e acordos pelos quais as nações procuravam estabelecer seus direitos umas em relação às outras. 

Viveu durante o reinado de D. João V, do qual foi secretário  e Ministro das colonias de Além-Mar.
Tornou-se conhecido porque negociou com a Espanha o Tratado de Madri, em 1750, dispondo sobre os limites das possessões americanas.

O tratado foi admirável em vários aspectos. Determinou que sempre haveria paz entre as colônias americanas, mesmo quando as metrópoles estivessem em guerra. Abandonou as decisões tomadas arbitrariamente nas côrtes europeias por uma visão mais racional das fronteiras, marcadas pelos acidentes naturais do terreno e a posse efetiva da terra. O princípio romano de uti possidetis deixou de se referir à posse de direito, determinada por tratados, como até então tinha sido compreendido, para se fundamentar na posse de fato, na ocupação do território: as terras habitadas por portugueses eram portuguesas.
Entretanto o tratado logo fez inimigos: os jesuítas espanhóis, expulsos das Missões, e os comerciantes impedidos de contrabandear no Prata. Seus protestos encontraram um inesperado apoio no novo homem forte de Portugal: o Marquês de Pombal.

Alexandre de Gusmão prestou vários serviços ao Brasil, conseguindo a criação dos bispados de São Paulo, Minas Gerais e Pará e organizando a imigração entre Açores e os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Busto de Alexandre de Gusmão no Senado Federal em Brasília.



Vida
Nascimento 1695
Santos, SP
Falecimento 31 de dezembro de 1753 (58 anos)
Lisboa, Portugal
Profissão Advogado e diplomata

Nenhum comentário:

Postar um comentário