quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Revolução de Filipe dos Santos por profª Alcilene Rodrigues

18ª aula
A revolta de Filipe dos Santos não teve caráter nativista e sim revolta econômica: foi reação contra a opressão econômica na época da mineração.

Antes da conspiração chamada " Inconfidência Mineira", de que participou Tiradentes, houve em 1720, na mesma Vila Rica, uma revolução chefiada por Filipe dos Santos.
A principal causa desse movimento revolucionário foi haver o governo português criado casas de fundição onde o ouro era fundido e quintado, isto é, transformado em barras, separando-se o quinto, o imposto pago à coroa. Até então, os que possuíam o precioso metal, muitas vezes o negociavam às escondidas, para não pagar o quinto. Esse comércio em que a mercadoria não paga o imposto criado pela lei tem o nome de contrabando.
Para evitar o contrabando o governo determinou que todo o ouro teria que ser transformado em barra, passando pelas casas de fundição. Ficou então proibida a circulação do ouro em pó e pepitas. Qualquer pessoa que fosse encontrada com o ouro sofreria penas que iam desde o confisco de todos os seus bens até o degredo perpétuo na Africa.
Esse novo procedimento da Coroa Portuguesa levou vários mineradores à decadência econômica, é o caso de Filipe dos Santos, que, na cidade de Vila Rica, se revoltou contra o governo do Conde de Assumar.
Os revoltosos, acompanhados por grande multidão, foram até à Vila do Carmo, atualmente Mariana, onde se encontrava o governador da capitania, D. Pedro Miguel de Almeida, Conde de Assumar. Esse governador com medo da revolta, prometeu atender as todas as reclamações feitas pelos rebeldes.
Entretanto, as agitações continuavam em Vila Rica, chegando-se até a formar uma conspiração para matar o Conde de Assumar. Então os soldados do governador, apelidados Dragões, entraram em Vila Rica e incediaram um povoado que ficava próximo. Esse povoado, habitado por muitos dos rebeldes, chamava-se Arraial do Ouro Podre e é atualmente o Morro da Queimada.
Filipe dos Santos encontrava-se, nessa ocasião, em Cachoeira do Campo, sendo preso pelos Dragões quando, no largo da igreja, pregava ao povo a revolução.
Condenado à morte, Filipe dos Santos foi enforcado e esquartejado em praça pública.
Como consequência dessa revolta, tivemos a separação da capitania de Minas da de São Paulo.

       O julgamento de Filipe dos Santos

Questionário
1- Que medida tomou o governador de Minas para evitar o contrabando de ouro?
2- Que era o quinto?
3- Que era o Arraial do Ouro Podre?
4- Que aconteceu com Filipe dos Santos?
5-Quem era os Dragões?
6- O que era o contrabando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário