segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Vinda da família real...por profª Alcilene Rodrigues

19ª aula
Mudança da Sede do Governo
1808 a 1821

A família real portuguesa veio para o Brasil, porque Napoleão Bonaparte, imperador da França, mandou invadir Portugal, por ter esse último país rompido o Bloqueio Continental, que determinava o fechamento dos portos da Europa ao comércio inglês. Portugal foi invadido por um exército comandado pelo general Junot.
O regente de Portugal, príncipe Dom João, sua família  e numerosa comitiva (60 navios e quase 15.000 pessoas) vieram para o Brasil. Parte dessa comitiva desembarcou no Rio de Janeiro e parte na Bahia, em 1808.
Dom João desembarcou na Bahia e, a conselho de José da Silva Lisboa, Visconde de Caiuru, decretou a abertura dos portos do Brasil à de navegação e ao comércio com todas as nações amigas, isto a 28 de janeiro de 1808. Começou aí a liberdade econômica do Brasil.
Depois Dom João seguiu para o Rio de Janeiro, sendo recebido com festas. O príncipe regente  transferiu a sede do governo, de Lisboa para o Rio de Janeiro.
Com a morte da rainha Dona Maria I, Dom João foi coroado rei, com título de Dom João VI em 1816.
Os fatos na política exterior foram: a declaração de guerra à França, a ocupação da Guiana Francesa e a ocupação do Uruguai (Província Cisplatina e antes Banda Oriental).
A 16 de dezembro de 1815, o Brasil foi elevado de colonia à categoria de reino unido ao de Portugal e Algarves e as capitanias passaram a ser províncias.
Com a vinda do rei, foram introduzidos os seguintes melhoramentos:
- criação do Supremo Conselho Militar;
-Fabrica de Pólvora;
-Academia de Medicina e Marinha;
-Imprensa Régia;
- Escola de Belas Artes;
- Arquivo Militar;
-Jardim Botânico;
- Banco do Brasil;
-Museu Nacional;
-Escola Naval, e etc.
O rei esteve aqui durante 13 anos. Em 1821 por causa de uma revolução, Dom João VI, partiu para Portugal, deixando aqui seu filho Dom Pedro.
Dom João VI disse a seu filho na hora da partida: " Pedro, se o Brasil se separar, antes seja para ti que me hás de respeitar, do que para alguns desses aventureiros".
A consequência mais importante da transmigração da família real foi a preparação da Independência.

                A fuga da família real de Portugal

                         A vinda da familia real ao Brasil
                          


D.João VI

Exercícios:
 Responda, complete, ou dê o que se pede:
1- Por que D. João veio para o Brasil?
2- Quem aconselhou D.João a abrir os portos às nações amigas?
3- Em que dia o Brasil passou à categoria de reino?
4- A quem D. João sucedeu no trono de Portugal?
5- Quem governava a França na época da invasão de Portugal e quem comandou essa invasão?
6- Que foi o Bloqueio Continental?
7- Qual a província que foi incorporada ao Brasil, logo que d.João aqui chegou?
8-Foi proveitosa a vinda de D.João?
9- Em que lugar D.João desembarcou?
10- Quantos anos d.João esteve aqui no Brasil?
11- Quais os fatos importantes na politica exterior?
12- No ano de..............................desembarcava na ..................., o príncipe regente...................e a..............
13-  A conselho do Visconde de.......................cujo nome era...................................................D.João assinou a carta- régia, abrindo os........................do Brasil  ao comércio as......................amigas.
14- Cite 5 melhoramentos havidos no brasil com a vinda do rei:
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
15- Dê os fatos relacionados com as datas:
28-01-1808-............................................................................................................
16-12-1815-............................................................................................................
1821-......................................................................................................................

16- A frase proferida por D.João ao seu filho D.Pedro, na hora da partida foi :....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................17- Com o falecimento de Dona.........................................................D.João subiu ao trono com o título de Dom...................................................................
18- O nome do uruguai quando anexado ao Brasil era...............................................................................
19- O imperador da França que mandou invadir Portugal chamava-se.........................................................
20- Sublinhe o certo:
O principal motivo da transmigração da família real portuguesa para o Brasil:
-loucura de D. Maria
-preparação da Independência.
-invasão de Portugal pelo exército francês
-guerra dos alfaiates

21- Numere de acordo com a ordem cronológica:
(............) Elevação do Brasil a reino.
(............) Morte de Tiradentes
(............)Abertura do portos brasileiros
(............) Partida de D. João VI para Portugal
(............) Insurreição Pernambucana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário