sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Os pré-socráticos: Heráclito e Parmênides...por profª Alcilene Rodrigues

Introdução:
O surgimento da filosofia se deu na Grécia Antiga, civilização que deixou um enorme legado para o Ocidente e serviu de cenário para esse fenômeno ( o nascimento do pensamento racional) que mudaria a trajetória humana.
Os primeiros filósofos se preocuparam basicamente em entender a natureza e a sua constituição. Foram os pré-socraticos. Chamados assim porque foram predecessores (antes) de Sócrates, considerado o "pai da filosofia". Esse, por sua vez deixou a  natureza de lado e passou a se preocupar com o homem, suas virtudes, seu desenvolvimento a partir do autoconhecimento.
Esse período foi do século VI a.C ao inicio do século IV a. C.

Um pré-socrático de grande prestígio foi Heráclito, considerado por muitos o precursor da dialética e o fundador da filosofia. Ele fala sobre a natureza dinâmica e contraditória do real. Segundo ele, nada há de fixo nem permanente no mundo, tudo muda.  " Não podemos entrar duas vezes no mesmo rio porque suas águas não são as mesmas e nós não somos os mesmos". Com essa frase ele quis expressar o fluxo permanente de todas as coisas.
Resumindo as idéias de Heráclito, Platão escreveu  mais tarde sobre ele. A vida se transforma em morte, a morte em vida, o úmido seca, o seco umedece, a noite se torna dia,o dia torna-se noite, a vigília cede o sono, o sono cede a vigília, o jovem se torna velho, o velho se faz criança.
O mundo é um perpétuo renascer e morrer, rejuvenescer e envelhecer. Nada permanece idêntico a si mesmo.

                                                 Heráclito de Éfeso

Em contraposição as idéias de Heráclito, estão as de Parmênides, um contemporâneo seu.
Segundo ele, as mudanças constantes no mundo são uma ilusão de nossos sentidos, pois o ser é único, imutável, homogêneo, ilimitado, imóvel.
Acreditar na impermanência das coisas, como acreditava Heráclito, seria o mesmo que acredita num não ser, dizia Parmênides " O que é, e o que não é, não é".
Segundo ele, o ser não está em devir (fluir constante), ele é imóvel. A sua multiplicidade é irreal e ilusória. Quem se deixa enganar pelos sentidos e acredita nas mudanças acredita na dualidade do ser, e , portanto, no não ser, aquilo que não é. O movimento é, por excelência, a aparência, ou seja, o que não é.

                                                  Parmênides de Eleia.



Fixar bem:
Os pré-socraticos são antes de Socrátes.
A mitologia grega é antes dos pré-socraticos.
Dois pré-socraticos:
a) Heráclito:  devir (transformação) - razão acima dos desejos. Transformação constante.

b) Parmênides: univocidade do ser (único)- parte pequena  de uma coisa. a pessoa é instável, não atingiu a maturidade, não existe a transformação a todo instante. Ele influênciou a Sócrates



Exercícios:
Citar a diferença dos dois pré-socraticos e diga qual voce mais gostou e por que?
Ler o livro: Convite à arte de Filosofia - Marilena Chauí - leitura para avaliação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário