quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Lenin e Gandhi...por Profª Alcilene Rodrigues

Lenin
Lenin nasceu em 1870, foi um dos grandes responsáveis da Rússia.
Seu verdadeiro nome era Vladimir Ilyich Ulyanov.
Quando moço foi exilado na Sibéria porque publicava jornais contra o governo. Mais tarde viveu em vários países da Europa, escrevendo importantes livros sobre política.
Quando o povo russo depôs seu imperador, o Czar Nicolau II, em 1917, Lenin voltou a Rússia juntamente com outros políticos exilados. Chefiou então um grupo conhecido como "bolchevistas" que em breve tomou conta do governo, tornando-se Lenin o homem mais importante da nova República Socialista Soviética.


                                      Lenin na Revolução de Outubro
                                            Lenin com Stalin



Gandhi
Nascido em Bombaim (India) em 1869, Mohandas Karamchand Gandhi, foi educado em sua terra natal, completando os estudos jurídicos em Londres.
Membro do Supremo Tribunal em Bombaim, estabeleceu-se depois como advogado, na Africa do Sul. Lá iniciou seu apostolado em favor dos oprimidos organizando a resistência contra as medidas injustas do governo em relação à comunidade hindu. De volta à pátria continuou a doutrinação tentando acabar com as hostilidades entre as duas principais religiões do País, a maometanos e a hindus.
Gandhi foi preso várias vezes devido as suas idéias. Foi assassinado por um extremista hindu, enquanto dirigia preces públicas em Nova Delhi.


Mahatma Gandhi em Londres estudando direito 1888.
Mahatma Gandhi no seu escritório de advocacia na Africa do Sul 1893.
Mahatma Gandhi quando tornou-se  um ideal de paz e não-violencia.

Dentro do ideal de paz e não-violência que ele defendia, uma de suas frases foi: "Não existe um caminho para paz ! A paz é o caminho!".
Cquote1.svgFelicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia.Cquote2.svg
Mahatma Gandhi


Questão: Definir as diferenças de personalidades dos dois líderes, explicar cada uma delas.
                Qual a personalidade que voce mais gostou, porquê?

Um comentário: